A busca pelo emagrecimento saudável nem sempre é levada em consideração pela maioria das pessoas. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta semana, uma nota técnica que alerta sobre os riscos do uso indevido de medicamentos, conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”.
De acordo com a nota, os medicamentos devem ser utilizados conforme as indicações aprovadas em bula sob prescrição e acompanhamento de profissional habilitado, evitando o risco de pancreatite aguda, reação adversa e prevista, quando utilizado em desacordo com as recomendações médicas.
Para a médica endocrinologista e metabologista da Clínica Madria, Dra. Karine Rucker, o tratamento da obesidade e diabetes realizado com canetas emagrecedoras precisa estar atrelado à recomendação de que o paciente faça o acompanhamento pelo médico, minimizando o risco para pancreatite ou qualquer outro dano à saúde.
“Essa tentativa de farmacovigilância da Anvisa é para monitorar e verificar os efeitos colaterais da medicação, que qualquer medicação regularizada no Brasil pode oferecer para o paciente. Nada de pânico, fazer o acompanhamento é a melhor estratégia, mesmo que o problema seja extremamente raro. Lembrando que os estudos com semgalutida (SELECT) e tirzepatida, com milhares de pacientes, não mostraram aumento da incidência de pancreatite aguda nos pacientes que usaram a medicação comparado aos que não usaram”, ressalta.
A especialista destaca que o paciente que faz acompanhamento para a perda de peso, passa frequentemente por exames laboratoriais e de imagem para minimizar os riscos à saúde.
A Clínica Madria fica localizada na área central de Passo Fundo, na Rua Uruguai, 1141 – 5º andar, próxima aos principais polos de saúde da cidade. O espaço conta com estacionamento próprio e estrutura pensada para garantir conforto e acessibilidade às pacientes.
Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones:
(54) 9 9958-0605
(54) 3045-2210
No Instagram @clinicamadria, a equipe compartilha diariamente conteúdos sobre saúde da mulher, autocuidado, prevenção e bem-estar feminino.
MADRIA - CLÍNICA PARA ELAS - 2022 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.